Promovendo você hoje e sempre!          
    
 

VEJA TAMBÉM:

Débora Pereira fez um questionamento interessante sobre este assunto:
(clique aqui para ver)

Um bom casamento (receita infalível)   |   Casamento realizar 2   |   A desvalorização da mulher

Mulher tola ou sábia?   |   Mulher trabalho stress   |   Objeções à mulher submissa   |   Pastora(?!)

  Mulher Submissa

A mulher deve ser submissa?
E isto traz felicidade?
Uns falam contra, outros a favor e, pode haver até os neutros(!)
Mas afinal, qual é a correta posição?

:: Se atentarmos para os psicólogos, terapeutas e alguns "cristãos" modernos (que interpretam a Bíblia segundo o entendimento deles) seremos CONTRA a submissão da mulher.

:: Se atentarmos para a Bíblia (na interpretação do Espírito Santo) seremos a FAVOR da submissão da mulher.

Conforme o dicionário da língua portuguesa, submissão significa: Ato de submeter, sujeição, obediência, docilidade. A propósito, você é uma pessoa dócil?...

Como podemos observar, submissão NÃO é SINÔNIMO e NADA TEM A VER COM escravidão, maus tratos e inferioridade; assim como ser humilde não significa ser inferior. Ou seja, submissão é BEM diferente daquilo que a maioria das pessoas do mundo pensam; sendo que, esta maioria (ajudadas sabemos por quem), querem influenciar os corações verdadeiramente piedosos, de forma a ridicularizar aqueles que defendem uma posição contrária à esta maioria infeliz. Observe os versículos abaixo:

"...e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gn. 3:16-b)

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher..." (Ef. 5: 22, 23)

"... assim também as mulheres sejam EM TUDO sujeitas a seus maridos." (Ef. 5: 24-b)

E mais, veja que interessante: "Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão." (I-Co. 11: 9)

Conhecemos casais felizes no matrimônio (cama e mesa), não só no meio evangélico, mas também no meio católico e de outras religiões. E por que são felizes?!... RESP.: Porque a mulher é submissa ao marido e o marido é alguém sensato, que tem pulso firme e sabe usar a sua autoridade (o que algumas vezes não é tarefa fácil). O detalhe interessante é que muitas mulheres são submissas e não o sabem, outras têm consciência disto, pois isto é uma Lei Universal do Senhor Deus - todavia, o que realmente importa é que são casais felizes! - Pois cumprindo esta Lei / Ordenança, a felicidade no matrimônio certamente acontecerá; e creia, só assim acontecerá.

O homem tem tanta autoridade para fazer e acontecer que, no princípio, além do homem ter sido gerado antes da mulher, foi ele (Adão) quem deu o nome a todos os seres viventes, e também deu à mulher o nome Eva (Gn. 3: 20). Mas muitos homens tolos / tapados estão passando isso (toda essa autoridade) para as mulheres.

Observe: "Os opressores do meu povo são crianças, e MULHERES dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas." (Is. 3:12)

O Senhor nos dá a bênção da submissão da mulher para termos um lar feliz; e o que muitos fazem?!... Escandalizam, tornam a bênção em maldição.

Experimente a mulher deixar de ser ou não ser submissa!... Pode dar certo por algum tempo, mas certamente, um dia a "casa cai"; ou então o matrimônio vai se arrastando, desgastando vida a fora. A relação que deveria ser de desfrute e prazer torna-se em uma disputa por espaços (quem domina mais), ao invés de conviverem mutuamente torna-se em "um suportar-se mutuamente".

Observe isto: A mulher vai sair (resolver algum assunto fora - com ou sem o marido), mas o marido diz: "Não gosto desta roupa em você." O que a mulher faz: vai assim mesmo e deixa de agradar o seu esposo. Então pergunta-se: Afinal, para quem ela (a mulher) se veste???!!!... Também poderia ser o contrário, então, igualmente pergunta-se: Afinal, para quem ele (o marido) se veste???!!!...

Há esposas que sem saber (sem ter consciência disso - e nem mesmo seus próprios maridos se dão conta), são parcialmente submissa; dentre algumas podemos citar Eva (Gn. 3:6), Miriã (Nm. 12: 1 ao 15) e a rainha Vasti (Et. 1:12), as quais não tiveram um final feliz. Quanto a Jezabel (I-Rs. 21:25) era sobremaneira voluntariosa e obstinada; o seu fim foi horrível (II-Rs. 9: 30 ao 37).

Algumas mulheres, coitadas, são tão estúpidas que não percebem que Deus, juntamente com o marido, quer o melhor para elas, bastando apenas a estas, seguirem as instruções constantes no manual (a Bíblia). A mulher quer ser amada, mas ela também precisa deixar-se ser amada. Quanto aos homens violentos, irracionais, grosseiros, infiéis, insensíveis, egoístas, tapados, tímidos... etc, cremos que estes não têm parte no plano de Deus para viver um matrimônio feliz.

LEMBRE-SE: "Toda a mulher sábia edifica a sua casa: mas a tola derruba-a com a sua mãos." (Pv. 14:1)

Agostinho disse em um de seus sermões: "O Senhor fez a mulher não da cabeça do homem [para não ser sobre ele], nem de seus pés [para não ser inferior a ele], mas a fez do seu lado, para ser a sua companheira auxiliadora". Se possível, o melhor é o consenso, embora o marido tenha 2 (dois) votos e a esposa 1 (um) - veja este exemplo com relação a um impasse - uma situação, realmente, sem qualquer acordo: o casal decide mudar, a mulher quer ir para o Rio Grande do Sul, mas o marido para o Amapá, entretanto, prevalecerá a segunda opção; todavia, o marido jamais deverá deixar de consultar / ouvir a opinião da sua esposa.

O homem, em suas decisões, não tem 100% de acerto (aliás, ninguém tem). Mas conforme a Bíblia - veja versículos citados neste pequeno estudo - a benção da direção está sobre o marido e a bênção do cuidado sobre a esposa.

Talvez o seu casamento esteja indo "rio abaixo" porque a mulher não faz o papel (a sua parte) de mulher e o homem não faz o papel (a sua parte) de homem e/ou ainda há o agravante de que a mulher seja voluntariosa / obstinada e o homem um banana / fraco. Contudo, bem sabemos que, ao submetermos, sinceros, à direção de Deus, podemos mudar a nossa postura e caráter.

O Senhor Jesus vos guie em todo o entendimento, e tenha piedade de todos nós, amém!


VEJA TAMBÉM:

Débora Pereira fez um questionamento interessante sobre este assunto:
(clique aqui para ver)

Um bom casamento (receita infalível)   |   Casamento realizar 2   |   A desvalorização da mulher

Mulher tola ou sábia?   |   Mulher trabalho stress   |   Objeções à mulher submissa   |   Pastora(?!)

Jesus Cristo Te Ama!

A Igreja espiritual do Senhor está edificada sobre a rocha, quem nela permanece está protegido e não sofrerá dano no tempo do fim.